Quando Jonas começou a comer, por volta dos 5 meses, o pediatra dele me deu uma dica que foi fundamental pra adaptação com a comida. Ele sugeriu que eu tentasse dar a papinha com pedaços desde o princípio, se ele comesse, ótimo, se não, depois teríamos que passar por uma segunda transição, da papinha para a comida sólida. Dessa forma, a comida do Jonas nunca foi batida, as primeiras papinhas eram basicamente combinação de 2 ou 3 legumes, sempre amassadas no garfo com direito a um pedacinho aqui e outro acolá.
No começo eu dava os legumes cozidos puros com uma colher de azeite extra virgem. Depois fui adicionando uma colher de arroz, uma de feijão e depois as carnes e vegetais. A carne é a única parte, que até hoje passo no processador.
Hoje a comida do Jonas é sempre a combinação de um purezinho de legumes, com arroz integral, carne, leguminosa e vegetal. Nunca misturo tudo, preparo e dou separado, pois acredito que assim ele consegue reconhecer o que ele come e aos poucos ir desenvolvendo o próprio paladar.
Diariamente faço os legumes, hoje em dia, a carne, o arroz e a leguminosa são os mesmo que eu e meu marido almoçamos. E assim, aos poucos, ele vai se adaptando à comida de casa.
Abaixo seguem exemplos da marmita que preparo diariamente pra ele almoçar na creche.
Purê de batata baroa com cenoura, arroz integral cateto, feijão preto, peito de frango batido com espinafre.
Purê de chuchu, batata inglesa e cenoura, arroz integral cateto, grão de bico amassado, peito de frango batido com espinafre.
Purê de batata baroa com cenoura e salsa fresca, arroz integral longo, grão de bico, carne moída.