segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sopa de Legumes

No final de semana eu mesma acabo fazendo a comida em casa e sempre tento fazer algo diferente que o Jonas possa comer também. Semana passada fiz uma sopinha de legumes para uma amiga grávida que andava meio tristinha, sobrou um pouquinho e como o tempero tava leve, acabei dando o restinho pra ele, ele adorou. Assim, resolvi repetir a receita no final de semana.

Piquei 1 cebola pequena e 3 dentes de alho e refoguei no azeite. Depois acrescentei vagem, cenoura, abóbora japonesa, chuchu e batata. Tudo picado bem pequeno pra cozinhar mais rápido. Refoga um pouquinho e cobre com água pra cozinhar. Acrescenta sal e pimenta do reino a gosto. Tampa a panela e deixa cozinhar um pouco.


Quando os legumes estão já mais molinhos eu pesco uma parte, mais ou menos 1/3, com uma concha e bato no liquidificador. Depois jogo de volta a parte batida. Assim a sopa dá uma encorpada. Feito isso, vem o toque final. Acrescentei coentro, cebolinha, sálvia e meia pimenta dedo-de-moça (todos produzidos na minha hortinha!) pra temperar e um pouco de macarrão do tipo padre nosso. Tampa a panela de novo e deixa cozinhar mais um tiquinho, até o macarrão ficar no ponto.



Dicas importantes:

  • o ponto de bater os legumes deve ser com eles cozidos, mas não muito mole, pois eles ainda vão cozinhar um tempo, senão a sopa acaba virando uma papa.
  • Se for acrescentar a pimenta, tire as sementes antes, são elas que deixam a pimenta mais forte e ainda são ruins de digerir. E não esqueça de lavar as mãos depois, esse dia eu dei mole e passei pimenta no olho, sofri bastante.
  • Pode substituir a sálvia por louro.
  • Lembre que a massa que você colocar pode conter ovos. Muitos pediatras não recomendam ovos antes  dos dois anos, pois pode causar alergias. Massas do tipo "Grano Duro" não contém ovos.
  • Evite o excesso de sal e temperos prontos do tipo caldo de galinha ou afins, eles contém muito sódio, podem prejudicar os rins e desidratar os filhotes.
Jonas comeu essa receita pela primeira vez com 10 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário